Resumo Histórico, Demográfico e Econômico da China Pós-49


Após um longo período de revolução, batalhas e mortes, a China finalmente se consolidou como nação Socialista em 1949. Entre a fundação da República Popular da China e 1970, foram a época das grandes reformas internas. De inicio, a China procurou se reconstruir. As marcas da revolução deixaram o país destruido. Um exemplo disso foi que a Inflação foi controlada.  Este primeiro período, no inicio da Guerra Fria, é marcado pela entrada da China na Guerra da Coréia(50-53) auxiliando osComunistas da Coréia do Norte. A exemplo da União Soviética, a China investiu muito em industria pesada. A URSS enviava especialistas a China para auxiliar o desenvolvimento do país, principalmente em tempos de Guerra Fria, onde as alianças eram importantes demais. Mais tarde, com a morte de Josef Stalin, o Partido Comunista da China deixou de ser alinhado ao Partido Comunista Soviético e seguiu seu rumo de idéias. Ao longo do tempo, as relações entre as duas nações foram piorando, principalmente por ações feita por Mao Tse-Tung, herói da revolução. Em 1959, Mao Tse-Tung foi afastado do poder, sendo substituido por Liu Shaoqi, mas Mao contina tomando decisões da política externa. A tensão entre China e URSS começa a chegar ao limite. A União Soviética suspende a ajuda financeira e alguns conflitos pequenos acontecem nas fronteiras entre os dois países. Em 1966 acontece a Revolução Cultural Chinesa Proletária, lidearada por Mao Tse-Tung, para neutralizar a crescente oposição. Devido a essa revolução, a China passou por tumultos internos. Por outro lado, a China começava a se aproximar do Ocidente, começando a ter relações com os EUA. Na invasão soviética no afeganistão, apoiou os EUA no fornecimento de armas para os guerrilheiros. Em 1971, entrou para a ONU. Ainda nos anos 70, morre o maior simbolo da China Comunista: Mao Tse-Tung. 

Demografia na R.P. da China
A China possui 56 grupos etnicos diferentes, sendo a maior parte da etnia “han”(cerca de 91%). A lingua principal da China é o putonghua,  cuja pronúncia é baseada no dialeto pequinês do mandarim. Mesmo assim, outras linguas são faladas na China, também baseadas no mandarim. A maior parte dos Chineses são ateístas. A população da China passa de 1 bilhão de habitantes.

 

 

 

Hoje a China mistura uma base Socialista com ideais Capitalistas. Multinacionais se instalam no país, que ainda é bem rígido e controlado pelo governo. A China, cuja economia estava extremamente atrasada antes de 1949, tornou-se novamente um das maiores potências econômicas do mundo, e é o país que tem o maior potencial econômico do mundo. Entre 1979 e 2001, período em que as grandes reformas econômicas foram implantadas, a economia chinesa cresceu num ritmo nunca antes visto. Após 2001, o ímpeto da economia chinesa manteve-se. Em 2004, a China fortaleceu-se ainda mais e melhorou o seu macrocontrole, e a economia cresceu ainda mais depois de 2005. Em 2007, o PIB chinês cresceu 13%, e as riquezas chinesas somaram quase 23,5 trilhões de yuans, ou cerca de 3,42 trilhões de dólares. O governo da China implementa, desde a fundação da República Popular da China em 1949, planos econômicos de 5 anos. O décimo primeiro plano econômico de cinco anos está sendo atualmente implementado.

 

   Sistema de Desenvolvimento Regional

 

      Estas estratégias foram prometidas para as regiões mais pobres da China, com o     objetivo de tentar evitar a ampliação das desigualdades econômicas e sociais.

 

  • Desenvolvimento da China Ocidental – tem como objetivo melhorar a situação econômica das províncias ocidentais através de investimentos de capital e de desenvolvimento de recursos naturais.
  • Revitalização do Nordeste da China – tem como objetivo rejuvenescer a base industrial do Nordeste da China. O plano de estratégia cobre três províncias: Heilongjiang, Jilin e Liaoning.
  • Abalançamento da China Central – tem como objetivo acelerar o desenvolvimento econômico das províncias centrais da China. Cobre seis províncias: Shanxi, Henan, Anhui, Hubei, Hunan e Jiangxi.
  • Terceira Frente – tem como objetivo manter o desenvolvimento econômico das províncias costeiras do leste e do sudeste da China.

 

Além destes planos, o projeto Go Global tem como objetivo incentivar as empresas chinesas a investir no exterior.

 

   Estratégia de desenvolvimento em três passos

 

   O objetivo geral de construção econômica da China foi claramente declarado na Estratégia de Desenvolvimento em Três Passos, que foi anunciado e implementado em 1987. O primeiro dos três passos seria dobrar o PIB chinês relativo a 1980 e garantir a alimentação e o vestuário para todos os cidadãos. O passo foi completado ainda no final da década de 1980. O segundo passo seria quadruplicar o PIB relativo a 1980 em 1999. O passo foi completado antes do previsto, em 1995. O terceiro passo foi aumentar o PIB per capita para níveis de países em desenvolvimento em 2050, ano no qual o governo chinês espera que toda a população esteja razoavelmente satisfeita com as condições de vida, e que a modernização do país seja realizada basicamente.

 

Projetos nacionais importantes

 

O projeto “Transmissão de Eletricidade de Oeste para Leste”, o “Transmissão de Gás de Oeste para Leste, e o “Projeto de Condução de Água de Sul para Norte” são três projetos governamentais chave que tem como promessa de realinhar todo do desenvolvimento econômico e de alcançar a distribuição racional de recursos naturais na China. O projeto “Transmissão de Eletricidade de Oeste para Leste” está em pleno andamento e envolvendo recursos hidroelétricos e carvoeiros no Oeste da China, além da construção de novas linhas de transmissão de eletricidade para abastecer o leste do país. A linha de transmissão de eletricidade do sul, que transmite três milhões de quilowatts hora de Guizhou para Guangdong, foi completada em setembro de 2004. O projeto “Transmissão de Gás de Oeste para Leste” inclui 4.000 quilômetros de dutos que cortam 10 províncias, regiões autônomas e municípios, transportando gás natural para cidades do norte e do leste da China. O projeto foi terminado em outubro de 2004 e tem capacidade de transportar 12 bilhões de metros cúbicos por ano. A construção do “Sistema de Condução de Água de Sul para Norte” foi lançado oficialmente em 27 de dezembro de 2002 e a conclusão da primeira fase está prevista para 2010. O sistema irá aliviar a séria falta de água no norte da China e irá realizar uma distribuição racional dos recursos hídricos dos vales dos rios Yangtzé, Amarelo, Huai e Hai.

 

Hong Kong e Macau

 

De acordo com a política “Um país, dois sistemas”, a economia das ex-colônias europeias, Hong Kong e Macau, são separadas do restante da RPC, e cada um do outro. Hong Kong e Macau são livres para conduzir e engajar negociações econômicas com países estrangeiros, tais como a Organização Mundial das Alfândegas, a Organização Mundial do Comércio e o fórum da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, frequentemente sob os nomes Hong Kong, China, e Macau, China.

 

About these ads

Publicado em 28/05/2011, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: