Especial Mulher


Hoje, 8 de março de 2011, comemora-se mais um dia Internacional da Mulher. Sabendo disso, o Zuckerbook pesquisou e fez uma série especial de 5 posts, analisando o espaço e a importância da mulher na história e na cultura. Ao fim de cada post, uma mulher, dentre tantas que fizeram a diferença, será homenageada.

Para começar nossa série, vamos entender o surgimento/oficialização da data:

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, existem duas versões para a escolha do dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher. A mais conhecida conta que a data foi escolhida em homenagem a 130 operárias de uma tecelagem de Nova York, nos Estados Unidos, assassinadas por patrões e policiais, em 8 de março de 1857. Elas estariam em greve reivindicando a redução da jornada diária de trabalho de 14 para 12 horas e o direito à licença-maternidade. Reprimidas pela polícia, as trabalhadoras teriam se refugiado na fábrica, cujas portas teriam sido fechadas e o prédio incendiado.
Pela segunda versão, a data de 8 de março foi escolhida em comemoração da manifestação realizada pelas trabalhadoras russas no dia 23 de fevereiro de 1917 protestando, sob o lema de “Pão e Paz”, contra a fome e a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial. O protesto das mulheres russas não tinha o apoio sequer do Partido Bolchevique – nome do Partido Comunista na época -, mas acabou sendo o estopim da chamada “Revolução de Fevereiro” que, cinco dias depois, provocou a renúncia do czar Nicolau II, determinando o fim da monarquia, o que levaria à tomada do poder pelos comunistas, oito meses depois, na chamada “Revolução de Outubro”.
Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=1195

Além dessas, existem outras versões. Para entender melhor, visite o link do qual o texto foi retirado.

Finalizando o post, deixamos uma breve biografia de uma mulher guerreira, junto com uma indicação de filme. Até o próximo artigo da série “8 de março, dia da mulher”.

Joana D’arc

Joana d’Arc foi uma das mulheres mais fortes e guerreiras que o mundo já conheceu. Nasceu em 1412, no vilarejo de Domrémy, França. Ao completar 13 anos a jovem passou a ouvir vozes sagradas: São Miguel, Santa Catarina e Santa Margarida. A primeira orientação feita pelas vozes à Joana foi de que a menina deveria permanecer virgem para obter a salvação de sua alma. Mais tarde as vozes passaram a orientá-la sobre política.
Tinha consciência de que a paz só seria possível com uma França forte, e que o país só atingiria tal objetivo quando o delfim recebesse a coroa na catedral de Notre-Dame de Reims, conforme a tradição. Decidida, Joana convenceu o padrinho, um soldado que já havia se aposentado, a acompanhá-la até a cidade de Vaucouleurs. Ela tinha o objetivo de persuadir o nobre Roberto de Baudricourt, chefe militar e senhor local, a lhe conceder um exército. Em maio de 1429, a França obteve sua primeira grande vitória militar.
Joana d’Arc estava pronta para sua missão, a de coroar o delfim, sendo assim, em julho de 1429, Carlos recebeu a coroa do rei na Catedral de Notre-Dame de Reims. Com isso, Joana havia atingido seu objetivo maior, só que sua ambição militar falou mais alto. Partiu para Paris a fim de expulsar os ingleses, em setembro de 1429 invadiu Paris, onde foi derrotada, seus soldados partiram em retirada, mas seu espírito guerreiro resistiu.
Joana foi capturada. Em 1430, foi levada a julgamento no tribunal inglês. Todas as acusações eram de ordem religiosa: bruxa, herege, idólatra, entre outras, sua sentença foi ser queimada viva. Cumpriu-se então a sentença, Joana foi queimada viva em uma fogueira aos 19 anos de idade.
Fonte: http://www.brasilescola.com/historia/joana-d-arc.htm


Anúncios

Sobre zuckerbook

Somos 43 alunos unidos por um ideal

Publicado em 08/03/2011, em Especial e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: