Semana de Arte de 22


A semana de arte moderna ocorreu entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, e foi a demosntração da insatisfação dos artistas da época com o estilo cultural adotado, que era um modelo importado, sem identidade nacional, e era exatamente o que eles queriam revolucionar. Nomes como Anita Malfati e Di Cavalcante fizeram parte da semana, que inaugurou o Modernismo Brasileiro.

Desde o início do séc. XX os artistas brasileiros estavam incomodados com a situação do cenário artístico nacional. As primeiras exposições que mostravam a arte de um jeito moderno foram de Lasar Segal e 1913 e de Anita Malfati em 1914, mas nenhuma das duas chmou atenção. Foi somente em 1917 que uma segunda exposição de Anita, que rendeu críticas duras de Monteiro Lobato, divulgou as novas ideias. Foram o empresário Paulo Prado e Di Cavalcanti que imaginaram colocar todas essas ideias numa semana de arte.

Pintores, escultores, arquitetos, intelectuais e escultores fizeram parte dessa semana, que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo. Participaram dela Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Victor Brecheret, Ferrignac, John Graz, Martins Ribeiro, Paim Vieira , Vicente do Rego Monteiro, Yan de Almeida Prado e Zina Aíta, Hildegardo Leão Velloso e Wilhem Haarberg. A manifestação não foi bem recebida na época, o que ajudou na divulgação e propagação das ideias.

 

Anúncios

Publicado em 18/03/2011, em Geografia, Português. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. e o villa lobos (Trenzinho Caipira)? esqueceram da música? vocês não colocaram…isso é importante… lembre da MÚSICA…grande parte da história é ”graças” a ela,ou bem próxima!! obrigado!
    abraços!! ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: