A profissão do momento: Relações Internacionais


Oi! Meu nome é Isabella (como tá aí, Isa Cotting) e hoje vou inaugurar a nova coluna do Zuckerbook. Nessa coluna vou falar sobre profissões, o que cada uma faz, o mercado de trabalho, as melhores universidades, enfim o que todo nós queremos saber pra deixar mais claro as coisas nesse ano tão bagunçado.

Resolvi começar com Relações Internacionais que está se destacando bastante e por ser novo pouca gente sabe o que é. O bacharelado de Relações Internacionais é a condução das relações entre povos, nações e empresas nas áreas política, social, militar, cultural, econômica, comercial e do Direito. Sua função é de  promover o entendimento para facilitar acordos dessas áreas. Na prática esse bacharel analisa o cenário mundial, avalia as possibilidades de negócio, investiga mercados e aconselha investimentos no exterior. Promove entendimentos entre empresas e governos de diferentes países, abrinho caminho para exportação, importação e acordos multinacionais.

O curso de Relações Internacionais pode durar em média quatro anos. O currículo pode ser dividido em três grandes áreas: direito, economia e política. No curso se estuda matérias como sociologia, história e economia e também aulas práticas com negociações empresariais, diplomáticas e comerciais. Exige bastante o domínio de línguas estrangeiras sendo o inglês indispensável. As universidades que possuem esse curso e ganham destaques são: USP (Universidade de São Paulo), UnB (Universidade de Brasília) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Vale a pena lembrar que esse curso ganhou bastante destaque e por isso está muito concorrido então não perca tempo!

No mercado de trabalho acaba não sendo muito difícil, pois o Brasil está cada vez mais presente na política e no comércio exterior. Cada vez mais a presença desse profissional se torna essencial na hora das decisões que podem impactar os negócios da empresa. Esse profissional pode atuar em grandes empresas, ministérios, embaixadas, consulados, ONGs e bancos. Algumas multinacionais como: Danone, Ambev, Vale, Embraer e Unilever oferecem vagas de trenees que possam atuar no país ou no exterior. Para quem está interessado nesse curso é bem legal se informar sobre esses trainees para que possam saber como é o mercado de trabalho e ganhar experiência. O salário inicial é por volta de R$4.000,00 segundo a professora Janina Onuki, da USP.

Espero que eu tenha tirado algumas dúvidas e caso queira saber de alguma profissão pode me mandar sugestão. E por favor, sua opinião vale muito, então comentem 🙂

Anúncios

Publicado em 23/03/2011, em Profissões. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: