O mundo digital – Grupo 5


O Uso da Internet

A internet é um dos ícones mais lembrados quando se diz respeito à tecnologia. A justificativa mais pertinente é de que ela está dominando o mundo inteiro e, principalmente, jovens por se conectarem diariamente para passarem e buscarem informações.

Bruna Santiago

Na década de 30 (aproximadamente), o rádio era a maior das tecnologias e todas as informação eram transmitidas via rádio. Na década de 50, a televisão chegou ao Brasil e transformou o mundo. Nos dias atuais, a internet vem revolucionando os cinco continentes, tanto com informações verídicas quanto com informações não tão confiáveis assim.

Geovanna Armani

A internet foi um dos maiores inventos no mundo e traz uma quantidade de informações imensa. Assim, quem a utiliza precisa prestar atenção na veracidade das notícias e fatos quem chegam. A liberdade de expressão existente na rede permite que qualquer pessoa poste o que quiser e dê sua opinião da forma que preferir. Esse fato pode prejudicar quem lê, pois pode acabar acreditando em uma grande mentira.

Letícia Santana

 Ferramenta de dois gumes

A internet é mais poderosa ferramenta utilizada pela chamada Era da Informação. Entretanto, nesse variado campo de notícias, textos e opiniões, é necessário saber distinguir aquilo que é verídico daquilo que é mentira.

O principal problema do mundo digital está relacionado aos sites de busca que dão prioridade para os sites que não são confiáveis e que podem apresentar informações sem conteúdo, enquanto que sites renomados como os de faculdades e de especialistas legítimos são esquecidos e as informações contidas nesses meios não atingem a quantidade gigantesca de usuários da internet, apenas a parcela que sabe da existência dessas fontes.

Essa questão acaba gerando um outro problema, que se refere principalmente aos jovens, que muitas vezes não têm a noção necessária sobre um assunto e ao realizarem pesquisas escolares, por exemplo, acabam utilizando fontes inseguras e não retiram nenhum aprendizado da experiência, já que ao realizar uma boa pesquisa, deve-se aprender não somente novas informações, mas também um novo vocabulário, que poderia ser incorporado em conversas pessoais na web.

Assim, é necessário ter cuidado para que a Era da Informação não se transforme em Era da Desinformação, pois de nada adianta a democratização de acesso ao conhecimento, se o mesmo for inútil ou superficial.

Mariany Cotta

É fato que hoje, no Brasil e no mundo a internet,faz parte do cotidiano dos jovens e adultos,porém esta rede mundial auxilia radicalmente na difusão das informações,ela é prática, veloz e torna fácil a assimilação de vocabulário estrangeiro, contudo está “maravilha” pode prejudicar as relações sociais não virtuais, podendo transformar seu usuário em um viciado.

Rafael Ferreira

Avalanche de Informação

 A internet nos dias de hoje é algo praticamente essencial para todos que querem ter o mínimo de informação e atualização. “MSN”, “Google”, “Orkut”, “Twitter” e “Facebook” são palavras-chave desse mundo digital e estas mesmas palavras podem ser ouvidas e discutidas diariamente.

 O lado bom dessa avalanche de tecnologia, é que nunca se obteve acesso à informação tão rápido quanto é possível ter agora, no século XXI. Qualquer dúvida que aparecer, é só ir consultar o “google” que ele resolve. Sem falar nos sites de notícias, que atualizados de minuto em minuto. E como esquecer dos Sites de Relacionamento? Qualquer um deles, “orkut”, “twitter” ou “facebook”, é possível comunicar-se com pessoas do outro lado do mundo, sem precisar gastar uma fortuna com telefone.

Victória Lopes

Anúncios

Publicado em 23/03/2011, em Redação. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: