O mundo digital – Grupo 6


A internet é um dos meios utilizados na atualidade, mas isso não a torna uma fonte perfeita para tudo. Ela também possui seus lados positivos e negativos perante a sociedade. Afinal a internet é benéfica ou maléfica? Segundo pesquisas e entrevistas a internet possui dois pontos.

Caio Pfeiffer

Nos dias de hoje a Internet já dominou o mundo e a cada dia se torna mais ainda parte do cotidiano das pessoas. Quem nunca acesso à Internet? Ninguém ou quase ninguém. Cada indivíduo vem encontrando na Internet várias formas de satisfazer suas necessidades, pois ela é utilizada para trabalho, educação, comunicação entre pessoas de todo o mundo, entre inúmeras outras finalidades.

A Internet, devido aos seus vários recursos, possibilita a todos uma gama de utilidades que ajudam no cotidiano destes. Se for preciso falar com uma pessoa imediatamente basta enviar um email ou mensagem instantânea para ela e logo obterá uma resposta, muitas vezes mais rápida do que uma ligação telefônica, o que gera uma maior facilidade de comunicação.

É importante notar que o acesso às informações, com o auxílio da Internet, se democratizou, ou seja, qualquer pessoa pode receber qualquer e todo tipo de informação a todo momento e basta “dar um clique”, como se diz hoje em dia, que logo é “bombardeado”  de notícias. […]

Giovanna Pimpão

O processo de difusão de ideias facilitou-se com a explosão da globalização e a democratização do acesso à internet, que torna qualquer pessoa com computador conectado à rede, uma fonte de conteúdo. Isso gera uma responsabilidade para o usuário, que deve discriminar o que é importante entre o vasto conteúdo disponível. Além disso, a maior parte de internautas é composta por jovens e a influência do “internetês” na construção da linguagem acaba se tornando preocupação para muitos lingüistas.

Se antigamente poucos tinham acesso ao conhecimento, hoje existe excesso de informações. Esse número excessivo de textos se torna prejudicial ao leitor, que tem de estar atento à veracidade das informações, para somente depois incorporá-las à sua bagagem cultural. A preocupação deve ser contínua, principalmente nas web enciclopédias, que podem ser editadas por qualquer pessoa.

Alem disso, há estudiosos que acreditam que a linguagem desenvolvida na rede mundial interfira no processo de formação da linguagem individual. É preciso ter em mente que tal grafia foi obtida para facilitar e agilizar a comunicação. O jovem deve ser estimulado pelos seus professores para que distinga situações e trabalhe corretamente a escrita em cada uma delas, sendo apto a interpretar contextos e escolher corretamente o nível de língua que usará.

A rede dispõe diversos aplicativos que facilitam a vida do internauta, mas isso não é motivo para deixar a vigilância de lado, observando sempre a confiabilidade da fonte e a influência que ela causa no leitor, que deve construir uma opinião própria a partir das observadas. No que tange aos jovens, a especialista em lingüística Fátima Bezerra comenta: “Não há prejuízos à norma culta porque uma aprendizagem não se dá em detrimento da outra”; levando à conclusão de que bem utilizada, a Internet só nos traz benefícios.

Gabriel Ene

Estatísticas apresentam que até países com maior índice de desigualdade social possuem acesso à internet, facilitando a comunicação de pessoas do mundo todo,através de MSN,Orkut,Facebook ,Twitter ,ou seja, milhares de meios,não esquecendo da rapidez com que isso ocorre.Em questão de minutos a comunicação com pessoas de lugares distantes é feita.Essa rapidez  e eficiência também pode ser ligado para uso escolar e não só para lazer,alunos pesquisam trabalhos sem nenhum tipo de problema e economizando tempo.

Maynara Palmieri

 

Aos poucos, o mundo foi se desenvolvendo e, com ele, a tecnologia. A internet é o meio mais fácil das pessoas obterem algum tipo de informação. Se uma senhora perde um capítulo de uma novela, não há problema, ela pode ver o capítulo perdido em algum site. Se um jovem precisa saber onde o amigo dele mora, basta digitar o endereço no ”Google” que este indicará o caminho. O mundo está moderno e boa parte dele se deve à Internet.

Isabelle Berenguer

Anúncios

Publicado em 23/03/2011, em Redação. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: