Engenharia Mecatrônica: O mundo das máquinas


Oi gente! Estou aqui pra postar sobre mais uma profissão. Vendo as profissões mais procuradas encontrei Engenharia Mecatrônica. Eu mesma tinha curiosidade de saber o que é e resolvi postar aqui pra vocês. Espero que gostem.

Para quem quer fazer Engenharia Mecatrônica projetará e instalará máquinas operatrizes convencionais ou automáticas que integram linhas de produção, além de gerenciar sua operação e manutenção. Pesquisa, desenvolve e implanta softwares para operar equipamentos e, em parceria com o engenheiro de produção, escolhe materiais e tecnologias a ser empregados na usinagem. Outra área de atuação encontra-se nas empresas do ramo metalmecânico, como metalúrgicas e fábricas de autopeças.

O curso para esse tecnólogo passa por uma constante transformação acompanhando a evolução dos equipamentos que se tornou cada vez mais complexos. Entre as matérias estudadas estão termodinâmica, dinâmica dos fluidos, tecnologia de dispositivos e processos de produção. Em laboratório, aprendem-se técnicas de tratamento térmico de materiais, construções motoras e sistemas hidráulicos e pneumáticos. Estuda-se bastante física, matemática, computação, eletricidade, eletrônica, máquina e automação.Essas disciplinas são complementadas ao longo do curso com o conhecimento de robótica, manufatura automatizada, óptica, microprocessadores e metrologia. Algumas faculdades oferecem uma formação específica como projetos e processos de produção, já outras focam em uma área determinada. A duração do curso é em média três anos.

O mercado de trabalho O tecnólogo encontra um bom campo de trabalho, principalmente no setor industrial, mas o mercado é concorrido. Existe boa procura pelo setor automotivo, em companhias. Também por empresas metalúrgicasm, nas fábricas de eletroeletrônicos e de autopeças. A maior demanda é pelo profissional que trabalhe com planejamento e gestão de projetos, mas também há oportunidades nos setores de instalação, manutenção, operação e supervisão de equipamentos de mecatrônica, como máquinas, ferramentas e robôs industriais. as empresas dão preferência a tecnólogos que tenham no currículo cursos que comprovem o domínio de ferramentas de desenho em computador e que saibam falar inglês. O domínio do alemão e do espanhol também é um diferencial importante. Salário inicial: R$ 2.550,00 (6 horas diárias; fonte: Confea/Crea).

Para quem gosta de exatas é um curso bem legal e vêm ganhando bastante nome no mercado. Comentem!

Por Isa Cotting 😀

Anúncios

Publicado em 31/03/2011, em Profissões. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: