Lixo Extraordinário (2010) – Grupo 7


Lixo extraodinário é um documentário que conta a história do artista plástico brasileiro Vik Muniz e seu projeto artístico no Aterro Sanitário do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro e os catadores do local. As condições em que esses catadores trabalham são péssimas, e faz com que nos pergunte o nível de cidadania em que estas pessoas vivem.

Será que os catadores do Jardim Gramacho podem ser considerados cidadãos tanto quanto nós? Será que trabalhar num aterro sanitário e viver nas condições que alguns deles vivem pode se igualar à nossas condições de vida? Teoricamente, os direitos e deveres deles devem ser iguais ao de todos brasileiros. Já que os direitos dos catadores são restritos, deduz-se então, que sua cidadania está restrita. Eles são cidadãos, mas não tem sua ciadania completa, já que direitos como educação (são poucos os catadores que tem alta escolaridade) e saúde (a exposição à substâncias tóxicas prejudica a saúde) são restritos.

Um dos quadros criados durante o projeto de Vik Muniz foi leiloado em Londres por um quantia equivalente à 100 mil reais e tudo foi revertido para a Associação de Catadores do Jardim  Gramacho. Com esse dinheiro, eles conseguiram melhorar a estrutura física da associação, melhorando a biblioteca e comprando mais de quinze computadores. Pontanto, pode-se dizer que eles estão trabalhando para mellhorar sua condição de cidadão e que em algum ponto, ser cidadão no aterro sanitário será a mesma coisa do que ser cidadão para alguém que tem uma ótima qualidade de vida.

Anúncios

Publicado em 03/04/2011, em Sociologia e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: