Torcidas Organizadas – O outro lado da paixão.


Olá denovo! Hoje meu companheiro Vinicius Ribeiro escreveu um belo texto sobre Torcidas Organizadas, um assunto que está sempre na televisão, principalmente quando elas causam problemas.

Não há como falar sobre futebol sem citá-las. As infames Torcidas Organizadas, popularmente referidas como “T.O.”, estão sempre estampando manchetes e criando discussões. Mas afinal, o que são essas Torcidas Organizadas, e são os torcedores organizados bandidos travestidos de torcedores?

A primeira Torcida Organizada nasceu em 1942, com a criação da famosa “Charanga do Flamengo”, do Clube de Regatas do Flamengo (RJ). Inicialmente, a Charanga era apenas uma banda de estádio, sem nenhum contexto violento ou provocativo. Iniciando uma nova onda fora dos campos, outros movimentos foram criados, como a Camisa 12 (Sport Club Internacional – RS), Torcida Organizada do Vasco (Vasco da Gama – RJ), entre outros.

Em uma caravana da Charanga do Flamengo, no estado de São Paulo, os cariocas foram recebidos a laranjadas e agressões. Os membros mais novos da Charanga já vinham enfrentando repressões no próprio estado do Rio de Janeiro, e esse ato dos paulistas foi a gota d’água. Nascia assim o Poder Jovem, inspirado no Black Power americano, que mais tarde viraria a famosa Torcida Jovem do Flamengo, a primeira organização de torcedoras no molde atual.

No fim dos anos 60 até o início dos anos 80 houve um “boom” dessas novas Torcidas Organizadas, onde foram criadas muitas das principais Torcidas de hoje em dia, como a própria Torcida Jovem (Flamengo – 1967), Torcida Jovem do Santos (Santos – 1969), Torcida Independente (São Paulo – 1972), Raça Rubro Negra (Flamengo – 1977), e muitas outras.

As Torcidas Organizadas já protagonizaram grandes espetáculos de horror. Em 1995, em um jogo entre São Paulo e Palmeiras, ambos times juniores, as principais torcidas de ambos os times fizeram do campo de futebol uma verdadeira praça de guerra, resultando em centenas de feridos e uma morte. Como sentença, as torcidas Torcida Independente e Mancha Verde foram banidas do “esporte”. Os números de mortes envolvendo as T.O. ’s não para de crescer, e a mais recente brutalidade ocorreu no estado de Minas Gerais, onde um confronto entre cruzeirenses da Máfia Azul e atleticanos da Galoucura resultou em uma morte brutal de um torcedor do Cruzeiro.

Muitos desses episódios geram uma comoção de toda a sociedade, que implora pela extinção das Organizadas, e outras medidas de certa forma, extrema. Porém, devemos apenas mostrar o lado negro das Torcidas?

Após as grandes batalhas sangrentas entre as Organizadas, a mídia, seja ela de qualquer meio, inunda suas páginas e programas com diversos apelos e ofensas aos torcedores organizados. Por sua vez, a mesma mídia que difama as T.O. ’s todas as segundas-feiras adora estampar seus comerciais mostrando as grandes festas que as Torcidas proporcionam. Ao mesmo tempo em que querem o seu fim, a mídia destaca-as. Vai entender.

As Torcidas Organizadas foram criadas com um simples propósito: apoiar o time de seu coração. Elas estão presentes em qualquer lugar onde o time joga, seja ele no Brasil ou no Japão.

Muitos as consideram como bandos formados por marginais, sem saber o que há por trás de uma torcida. As Organizadas possuem CNPJ, sede, materiais próprios, entre outras coisas que qualquer outra organização LEGAL e LEGÍTIMA possui. Ao contrário do que muitos “críticos” dizem, as torcidas NÃO recebem subsídios de seus clubes para funcionar, com exceção de uma pequena cota de ingressos que as sedes usam como meio de lucro. Outras formas de manter a organização é a venda de material, camisas, calças, agasalhos – todos confeccionados de forma independente.

Enfim, as infames Torcidas Organizadas são um dos grandes focos da intensa violência relacionada ao futebol no nosso futebol, contudo não podemos responsabilizar e generalizar todos os problemas para as T.O. ’s. É fácil jogar a culpa sobre as costas de milhões de integrantes se a mídia hipócrita não tem argumentos, enquanto os verdadeiros culpados da violência no Brasil permanecem gastando milhões nas contas federais.

ANEXOS

FOTOS ANTIGAS DE TORCIDAS ORGANIZADAS: http://www.flogao.com.br/torcidafotosantigas

1995: A BATALHA DO PACAEMBU: http://www.youtube.com/watch?v=dvXbbfhusjA&feature=related

Vídeos:

Texto escrito por Vinicius Ribeiro Ferreira, integrante da Torcida Jovem do Flamengo.

Anúncios

Publicado em 05/04/2011, em Futebol. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: