Criação (2009)


Voltei! Desculpem a demora, mas a escola tá corrida… e essa semana estávamos em semana de provas, então não tivemos tempo. Mas eu vi um filme que tinha me interessado há muito tempo atrás, quando entrou em cartaz. Então vamos lá…

Charles Darwin

Criação é a história da produção de “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin. A história é focada na família Darwin: Emma, a esposa religiosa de Charles, Annie, a filha mais velha do casal, e o próprio Charles.

Do início do filme, percebe-se que ele passa muito tempo com seus filhos. Ele conta as histórias das suas viajens a bordo do Beagle e está sempe brincando com as crianças (Emma e Charles tiveram 10 filhos). Mas é perceptível que Charles e Annie se dão muito bem. Segundo o filme, foi nessa fase da vida que Darwin teve a ideia da teoria da evolução.

Com 10 anos de idade, Annie adoece e morre. Tanto Charles quanto Emma ficam muito abalados com a morte da menina, mas Emma se consola na religião. Charles a partir daí, torna-se recluso e, mesmo com a ideia clara em sua cabeça, recusa-se a publicar a teoria. Ele sabia o impacto que o livro teria sobre o pensamento da época, principalmente sobre a religião, e acha que o melhor a ser feito é não publicar.

Com o incentivo de alguns amigos, Darwin decide começar a escrever o livro. Depois de escritas 250 páginas, ele recebe uma carta de Wallace (Alfred Russel Wallace) explicando a mesma teoria em 20 páginas. Ele desiste do livro e adoece, com os mesmos sintomas de Annie. Ele vai se tratar onde ele havia levado a menina e consegue se recuperar. Quando volta, acaba o livro e pede que sua esposa o leia primeiro, para que ela dê a “opinião religiosa”, e caberia a ela decidir se o livro deveria ser publicado ou não. Depois de ler, Emma diz a Charles que o livro deve ser publicado.

A Origem das Espécies, 1859

Charles e Emma são interpretados por Paul Bettany e Jennifer Connelly, que são casados na vida real.

Anúncios

Publicado em 20/04/2011, em Biologia, Cinema. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. alessandra

    Gabi, muito legal. Para o século XIX, é fundamental!!! Pode fazer um link. Muito bom!!! Demais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: