Campo eletromagnético afeta velocidade da luz


O Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS) da França afirmou nesta quarta-feira que uma equipe da entidade comprovou, pela primeira vez em laboratório, que a luz não se propaga à mesma velocidade em todas as direções sob o efeito de um campo eletromagnético.
O CNRS indica que, no vazio absoluto, a luz viaja a uma velocidade constante de 299.792.458 m/s, mas que há casos, principalmente quando um campo elétrico e um magnético entram em ação, em que essa propriedade não tinha sido demonstrada.
Até o momento, as possíveis variações da velocidade da luz nessas condições eram muito difíceis de verificar, mas os avanços tecnológicos, segundo o CNRS, permitiram detectar esses efeitos em um gás (neste caso, o nitrogênio). Os pesquisadores conceberam uma cavidade óptica na qual feixes luminosos atravessavam um dispositivo com ímãs e eletrodos que geraram campos eletromagnéticos intensos, 20 mil vezes superiores ao da Terra, e demonstraram que a luz não se propagava à mesma velocidade em um determinado sentido e no sentido inverso.
A diferença registrada é de aproximadamente 1 bilionésimo de m/s, uma quantidade ínfima que já tinha sido prevista teoricamente, mas que até o momento não tinha sido comprovada de forma empírica, em laboratório.
Esses resultados poderiam permitir, segundo os casos citados, refinar a detecção de anisotropia da propagação luminosa, que poderia ter “aplicações inéditas” em óptica, como, por exemplo, no que diz respeito a componentes cujo comportamento poderia diferir segundo a direção da luz.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5123844-EI8147,00-Campo+eletromagnetico+afeta+velocidade+da+luz+diz+pesquisa.html

Anúncios

Publicado em 12/05/2011, em Física. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: