USP discute transferir curso da Poli para a Baixada Santista.


Engenharia de Petróleo deve sair da capital para ser oferecida em Santos; prefeitura também quer outros cursos

A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) quer levar cursos da Universidade de São Paulo (USP) para a Baixada Santista com o objetivo de atender à demanda por profissionais especializados em petróleo e gás. Pelas negociações, o bacharelado em Engenharia de Petróleo deve ser o primeiro a se mudar da capital para um futuro câmpus da USP em Santos. A prefeitura da cidade também reivindica cursos nas áreas de logística e oceanografia.

 

Em nota ao jornal Estado de São Paulo, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, admitiu discutir parcerias para viabilizar cursos de graduação na baixada. Ele disse que apresentou argumentos ao reitor da USP, João Grandino Rodas, para convencê-lo da ideia de instalar unidades no litoral.
“A baixada será a região do Estado que terá um dos maiores crescimentos econômicos do País nos próximos anos, com os investimentos já anunciados pela Petrobrás e empresas do setor portuário”, afirmou Barbosa, que tomou posse da pasta que cuida das universidades públicas estaduais na semana passada. “Só a estatal do petróleo deverá gerar mais de 30 mil empregos diretos e indiretos.”
A USP diz que a possível implantação de unidades na baixada ainda não passa de tratativas. Por meio de sua assessoria de imprensa, afirma que “problemas no passado” exigem que sejam dadas todas as garantias para sua instalação no litoral. “O nosso interesse em ter cursos na baixada é histórico.”

Nos anos 90, a universidade ofereceu cursos de Engenharia em Cubatão, cidade vizinha a Santos. Mas a prefeitura falhou na concessão das contrapartidas necessárias à permanência da Escola Politécnica, e a USP decidiu pôr fim à estrutura. Desde então, reitores têm recebido representantes de prefeituras da baixada que tentam resgatar o projeto de expansão.

Mais em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,usp-discute-transferir-curso-da-poli-para-a-baixada-santista,718301,0.htm

Anúncios

Publicado em 12/05/2011, em Notícias Gerais. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: