A corrida pela América!


Olá pessoal, hoje vamos fazer um resumo sobre a Libertadores da América 2011 até onde ela parou. Em breve iremos publicar toda a história desta competição incrivel.

– Uma rápida retrospectiva…

 O sonho de um torneio de clubes na América do Sul. Em 1948, surge o Campeonato Sul-Americano de Campeões, em uma tentativa de organizar um torneio de máxima importância, tendo o Vasco da Gama (RJ) como campeão. Outras tentativas já haviam acontecido mas nenhuma tinha continuidade. Foi então que em meados de 1960, a Conmebol decide criar um torneio continental para poder indicar por meio dele, um representante para a recém-criada Copa Intercontinental, conhecida no Brasil como Mundial Interclubes, onde o representante enfrentaria o campeão da Taça dos Clube Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões da Europa) num jogo de ida e volta.

Com a criação da Libertadores, surge também o Campeonato Nacional Brasileiro, que era a Taça Brasil. De começo, a Libertadores não era visto como um torneio importante pelos Brasileiros (no caso o Santos, que era oque mais participava devido os seis títulos Brasileiros conquistados na época). Foi nos anos 70, como Cruzeiro e Internacional, que a competição ganhou importância.


– Brasileiros campeões…

O primeiro time brasileiro a ir a Libertadores foi o Bahia, logo na primeira edição. Em 1961, o Palmeiras chegou a final, mas acabou vice. Nas edições de 62 e 63 o Santos dominou e conquistou o Bi Campeonato, com direito a vitória de virada em pleno estádio La Bombonera, em cima do Boca Jr. Em 63, tivemos o primeiro confronto entre brasileiros. Santos e Botafogo jogaram pela Semi-Final. No Pacaembu, 1×1. No Maracanã 4×0 pro Santos. O Santos ainda participaria da competição em 64 e 65, não chegando mais ao título. Em 76 o Brasil voltou a conquistar a Libertadores com o Cruzeiro.  Em 81, o Flamengo seria o Campeão, comandado por Zico & Cia. Em 83, o Grêmio de Renato Gaucho conquistou a América. Após um tempo sem títulos, chegou a vez do São Paulo conquistar o BiCampeonato Sul-Americano. Em 95, o Grêmio conquista seu segundo título. De 97 a 99, Cruzeiro, Vasco e Palmeiras conquistaram a competição seguidamente. No ano de 2002 o São Caetano chegou a final, vencendo fora de casa, mas acabou perdendo nos penaltis. Já em 2003, o Santos fez campanha mágica na competição, mas acabou que na final enfrentou o Boca Juniors, e a inesperiencia pesou para o vice. Em 2005 o São Paulo conquistou seu 3° título, mas no ano seguinte, acaba perdendo na final para o Inter-RS. De 2007 a 2009 o Brasil esteve sempre na final, mas conquistando apenas o vice com Grêmio, Fluminense e Cruzeiro. Em 2010 o Internacional voltava a conquistar a América.

– Edição 2011 cheia de surpresas.

Logo de cara motivos de sobra para surpresas. O Corinthians foi eliminado na primeira fase da competição. Após um empate no Pacaembu, o “Timão” foi surpreendido na Colômbia pelo Tolima, time desconhecido pelos Brasileiros até aquele momento. O Clube paulista que nunca chegou a uma final da Libertadores ou de outra competição Sul-Americana que contava em campo com os Pentacampeões Mundiais Ronaldo e Roberto Carlos teve que voltar para o Brasil sem nada. Na fase de grupos, os times Brasileiros assustaram denovo. Santos e Fluminense tiveram começos muito ruins. O Santos conseguiu uma recuperação no segundo turno, já o Fluminense conseguiu uma classificação heróica com uma vitória de virada fora de casa. O Cruzeiro mostrava-se como melhor time da Libertadores e Grêmio e Inter como times compactos e que tinham capacidade de ir longe.

Campanha dos Brasileiros até o final da Primeira fase:

Sport Club Corinthians Paulista
0 vitória, um empate, um derrota, zero Gol Feito, dois Gols Sofridos, -2 Saldo de Gols
Jogos:
Corinthians 0 x 0 Tolima
Tolima 2 x 0 Corinthians

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
4 vitórias, 1 empate, 2 derrotas,  9 Gols Feitos, 6 Gols sofridos, +3 Saldo de Gols
Jogos:
Grêmio 2×0 Junior
Junior 2×1 Grêmio
Grêmio 3×0 Oriente Petrolero
O. Petrolero 3×0 Grêmio
Grêmio 2×0 León de H.
León de H. 1×1 Grêmio

Santos Futebol Clube
3 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 11 Gols Feitos, 8 Gols Sofridos, +3 Saldo de Gols
Jogos:
Santos 3 x 2 Colo-Colo
Colo-Colo 3×2 Santos
Santos 3×1 Dep. Táchira
Dep. Táchira 0x0 Santos
Santos  1×1 Cerro P.
Cerro P. 1×2 Santos

Sport Club Internacional
4 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 14 Gols Feitos, 3 Gols Sofridos, +11 Saldo de Gols
Jogos:
Inter 3×0 Jorge W.
Jorge W. 1×4 Inter
Inter 2×0 Emelec
Emelec 1×1 Inter
Inter 4×0 Jaguares
Jaguares 1×0

Cruzeiro Esporte Clube
5 vitórias, 1 empate, 0 derrota,  20 Gols Feitos, 1 Gol Sofrido, +19 Saldo de Gols
Jogos:
Cruzeiro 5×0 Estudiantes
Estudiantes 0x3 Cruzeiro
Cruzeiro 4×0 Guarani
Guarani 0x2 Cruzeiro
Cruzeiro 6×1 Tolima
Tolima 0x0 Cruzeiro

Fluminente Football Club

2 vitórias, 2 empates, 2 derrotas, 9 Gols Feitos, 9 Gols Sofridos, 0 Saldo de Gols
Jogos:
Fluminense 2×2 Arg. Juniors
Arg. Juniors 2×4 Fluminense
Fluminense 0x0 Nacional
Nacional 2×0 Fluminense
Fluminense 3×2 América MEX
América MEX 1×0 Fluminense

 

Já na segunda fase, as coisas mudaram. Logo nas oitavas de final o jogo virou. Internacional e Peñarol se enfrentaram. No primeiro jogo, o Inter empatou fora de casa. No segundo, o Peñarol surpreende e vira em pleno Beira Rio, eliminando o primeiro dos Brasileiros. O Grêmio perdeu em casa para o Universidad Católica e perdeu o segundo jogo fora de casa. O Fluminense venceu em casa por 3×1 e perdeu fora para o Libertad por 3×0, sendo o terceiro eliminado. Ainda no mesmo dia, o melhor time da Libertadores de acordo com a mídia, que havia vencido o Once Caldas fora de casa por 2×1, perdeu em casa por 2×0 e foi eliminado. Inter, Cruzeiro, Grêmio e Fluminense, tudo no mesmo dia, eliminados. No dia anterior, o Santos havia garantido a classificação para as Quartas de Final após empatar fora de casa por 0x0 com o América do Mex. e ter vencido em casa na primeira partida por 1×0. Agora, o Santos é único representante brasileiro na competição.

Anúncios

Publicado em 13/05/2011, em Futebol. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: