Série de notícias mundiais


General britânico quer intensificar bombardeio da Líbia

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Reino Unido, general David Richards, disse neste sábado que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) precisa ampliar sua campanha de bombardeios aéreos na Líbia. “A campanha militar até agora tem sido um sucesso significativo para a Otan e para nossos aliados árabes. Mas precisamos fazer mais. Se não aumentarmos a pressão agora, há o risco de que o conflito resulte na permanência do coronel Muamar Kadafi no poder”, afirmou Richards em entrevista ao Sunday Telegraph.

O general também disse que “no momento, não estamos atacando alvos de infraestrutura na Líbia. Mas, se quisermos aumentar a pressão sobre o regime de Kadafi, precisaremos estudar seriamente a ampliação do leque de alvos que podemos atingir. Não estamos mirando Kadafi diretamente, mas, se acontecer de ele estar em um centro de comando e controle atingido pela Otan e ser morto, isso está dentro das normas”.

Essa declaração contém algumas inverdades: a Otan tem atacado alvos civis na Líbia, como aconteceu na última sexta-feira, quando nove pessoas foram mortas num ataque aéreo em Trípoli; e em 1º de maio, aviões da aliança bombardearam um bairro residencial da cidade, atingindo uma casa onde Kadafi e sua família estavam; um dos filhos e três netos de Kadafi morreram.

A resolução da ONU que autorizou ações militares na Líbia se limitava a permitir a imposição de uma zona de exclusão aérea, para impedir operações da Força Aérea líbia, e a proteção a civis. As informações são da Dow Jones.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,general-britanico-quer-intensificar-bombardeio-da-libia,719313,0.htm

Repressão a protestos deixa 30 feridos em Jerusalém

Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas em confrontos entre manifestantes palestinos e a polícia israelense neste sábado perto da mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, segundo testemunhas citadas pela Al-Jazeera. O acesso de árabes às redondezas da mesquita, uma das mais importantes do mundo muçulmano, foi bloqueado pelas autoridades israelenses durante o fim de semana por causa do 63º aniversário da “Nakba” (“tragédia” em árabe), também chamada de “Holocausto Palestino” – a remoção forçada de pelo menos 750 mil palestinos de suas casas pelos judeus por ocasião da criação do Estado de Israel, em 1948.

O Egito, o governo militar bloqueou o acesso à península do Sinai para impedir que uma caravana de 35 ônibus com manifestantes pró-palestinos chegasse à fronteira com o território palestino ocupado de Gaza para participar de protestos por ocasião do aniversário da Nakba.

Segundo a agência France Presse, impedidos de deixar o Cairo, os manifestantes se concentraram na Praça Tahrir, palco das manifestações que culminaram na renúncia do presidente egípcio Hosni Mubarak no começo do ano. A Irmandade Muçulmana, principal organização de oposição no Egito, disse que o Movimento Islâmico de Resistência (Hamas), que governa o território de Gaza, pediu aos egípcios que cancelassem a planejada passeata para a fronteira, para evitar confrontos com os militares israelenses.

Khalid Mash”al, um dos líderes do Hamas, disse em comunicado postado no site da Irmandade Muçulmana que os palestinos “não podem expor os egípcios a essa responsabilidade. Não podemos pedir aos egípcios que se engajem em confronto direto com a Entidade Sionista no momento crítico pelo qual o Egito está atravessando”.

Milhares de manifestantes se concentraram diante da embaixada israelense no Cairo, pedindo a expulsão do embaixador israelense e que o Egito rompa relações diplomáticas com Israel.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,repressao-a-protestos-deixa-30-feridos-em-jerusalem,719299,0.htm

EUA indiciam 6 sob acusação de apoio ao terrorismo

Procuradores federais norte-americanos indiciaram seis pessoas, entre elas dois imãs de mesquitas situadas na Flórida, sob acusações que incluem dar apoio ao Taleban do Paquistão. Segundo o procurador Wilfredo Ferrer, foram presos o imã da Mesquita de Miami, Hafiz Muhammed Sher Ali Khan, de 76 anos, seu filho Izhar Khan, 24, imã da mesquita da cidade próxima de Margate, e outro filho, Irfah Khan, 37, todos eles cidadãos norte-americanos residentes no Sul da Flórida.

Os outros acusados, que não foram presos, são Amina Khan (filha de Hafiz Khan), o filho dela, Alam Zeb, e Ali Rehman, todos residentes no Paquistão.

Todos os seis foram acusados de conspiração, ou formação de quadrilha, e de prover apoio material para o grupo Tehrik-e Taliban Pakistan, também conhecido como “Taleban do Paquistão”. Nesta sexta-feira, essa organização assumiu a autoria do ataque a bomba que deixou 80 mortos no Norte do Paquistão, como vingança pelo assassinado do líder terrorista Osama bin Laden. O grupo também é considerado responsável pela tentativa de detonar uma bomba em Times Square, em Nova York, em 2010.

“Apesar de ser um imã, ou líder espiritual, Hafiz Khan não era, de nenhuma maneira, um homem de paz. Ao invés disso, como mostram as acusações apresentadas hoje, eles agiu junto com outros para apoiar terroristas em novos atos de assassinato, sequestro e mutilação”, disse Ferrer.

John Gillies, agente especial a cargo do escritório do FBI em Miami, disse que “os integrantes muçulmanos e árabes-americanos de nossa comunidade não devem ser julgados pelas atividades ilegais de uns poucos”.

Segundo os procuradores federais, as autoridades gravaram conversas telefônicas nas quais Hafiz Khan teria proposto ataques terroristas no Paquistão; entre os alvos estaria a sede do Parlamento paquistanês. Anteriormente, Khan também teria sido o diretor de uma escola islâmica na região de Swat, no Paquistão, usada como ponto de apoio para o Taleban do Paquistão; essa escola teria enviado crianças para o Afeganistão, onde elas teriam recebido treinamento para matar soldados das forças dos EUA que ocupam aquele país.

Os acusados que já foram presos deverão se apresentar perante um juiz na segunda-feira.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,eua-indiciam-6-sob-acusacao-de-apoio-ao-terrorismo,719248,0.htm

Anúncios

Publicado em 15/05/2011, em Notícias Gerais. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: