Paz: uma conquista impossível? – Grupo 4


Cá está o tema de nossa primeira redação do segundo bimestre, a Paz. Será possível viver em um mundo sem guerras, onde a paz impere totalmente? Apesar das divergentes opiniões, vemos claramente a necessidade de uma mudança de conduta, para que talvez possa imperar a Paz. Os textos, dissertativos, foram criados a partir de uma coletânea que apresentava pontos de vista histórico e lógico das guerras e o interesse da indústria bélica, sem contar algumas charges que que criticam de forma inteligente a guerra e ao mesmo tempo mostram como ela sempre esteve presente em nossa história. A partir disso, aqui estão alguns trechos das redações:

“Enquanto o sistema atual capitalista estiver instalado, haverá sempre a desigualdade, e portanto, a inveja. Não é possível se viver em paz ao mesmo tempo que um sistema desigual e, de certa forma, “frio” reinar.
Há quem diga que trabalhar é a melhor forma de acumular capital de sobrevivência. No entanto, vivendo-se em uma sociedade onde os políticos que deveriam auxiliar o cidadão trabalhador apenas o prejudicam, o processo da guerra urbana é acelerado.”

(Vinicius Ribeiro)

“A guerra como um negócio foi surgindo ao longo da história. Desde os EUA, na conquista do oeste norte-americano, matando e exterminando os nativos, até as guerras no Oriente Médio pelo domínio do petróleo. As guerras geram lucro para diversos setores. Para o país, novos empregos aparecem, com isso é gerado renda e a economia é aquecida. As indústrias bélicas também lucram com a venda de produtos.alêm das multinacionais, pois algumas delas vão lucrar ao obter o produto que o país vencido mais tem de forma facilitada, normalmente por um ditador.”

(Leonardo Fraga)

“De acordo com o texto “A lógica da guerra” nos países de preferência capitalista, a guerra vem em primeiro lugar, é mais importante o país com grande poder bélico tanto para ataque como para defesa, do que ajudar a população para diminuir a pobreza, a fome, melhorar instalações de escolas e hospitais.”

(Leandro Santana)

Anúncios

Publicado em 28/05/2011, em Disciplinas, Redação. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: