O SOM SE PROPAGA NO VÁCUO?


O som é um exemplo de onda mecânica e em ondas deste tipo são necessárias que exista algum meio para que elas se propaguem, como por exemplo, um gás, líquido ou sólido.

Quando você ouve algum som, é devido à vibração das moléculas que ocorrem da seguinte maneira: uma molécula vibra e passa sua vibração para a molécula vizinha, que por sua vez passa para a seguinte e assim por diante até chegar ao seu tímpano, assim ele passa por algumas estruturas dentro do seu ouvido, chegando ao nervo auditivo até que essa informação é levada ao seu cérebro e você ouve o mesmo som que estava sendo propagado.

A mesma coisa acontece quando você esta em baixo da água ou em um meio sólido, todos são meios de propagação. Contudo no espaço há um grande vácuo, ou seja, não há nem um meio material (não há moléculas) para o som se propagar e por isso você não ouve nada.

Quando você ouve o barulho de explosões no espaço em alguns filmes, isso não passa de ficção cientifica. Assim como o fogo conseqüente pela explosão, pois é preciso a presença de oxigênio para haver combustão, mas isso é outro assunto a ser discutido.

Anúncios

Publicado em 30/05/2011, em Física. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: