Paz: Uma Conquista Impossível – Grupo 1


A Lógica da Guerra

“Façamos a guerra para poder viver em paz”. Foi o que Aristóteles afirmou. Apesar de soar um pouco controversa, essa situação é um brilhante paradoxo, deixado como herança pelo filósofo. Porque, afinal de contas, as guerras existem com o objetivo de “preservar a paz”.

Mas afinal, o que é guerra? A guerra em si trata-se de uma disputa para impor os ideais de algum povo ou partido, sejam eles religiosos, políticos, econômicos. Portanto, uma guerra acontece quando há um desacordo do que é certo e do que é errado entre dois lados opostos.”

(Adriano Reis)

A Impossível Paz Mundial

“Façamos a guerra para poder viver em paz”. Essa famosa frase do filósofo grego Aristóteles, que viveu antes de Cristo, é válida mesmo hoje, quando a paz é um assunto de prioridade, almejada por todos. Mas esse ideal de paz pode ser considerado um sonho distante como mostra a história da humanidade, manchada por conflitos de caráter religioso, político, racista, etc.

(Eric Souza)

Guerra para a paz? Ou paz para a guerra?

“Façamos a guerra para poder viver em paz”. Mas será que a guerra é a única solução que uma humanidade tão evolída encontrou para chegar à paz? Uma sociedade que é capaz de criar tantas coisas, tem capacidade para achar outrar solução que não seja a guerra. No entanto, tem que ser analisado e compreendido se essas sociedades que fazem a guerra estão guerreando pela paz ou pelo simples fato de aumentar o seu poder.

Aproximadamente 6,5 bilhões de pessoas no mundo, pessoas capazes de fazer tudo, e nenhuma, entre tantas pessoas, conseguiu achar uma solução para encontrar a paz? Ou será que a vontade de chegar ao poder dos grandes governos impediu essa manifestação? Sim, as pessoas têm capacidade para encontrar uma solução, cabe a elas agora lutar contra os governantes, mostrar ao mundo essa nova solução e colocá-la em prática.”

(Gustavo Cabral)

Fim do Mundo antecipado ou paz a caminho?

“A paz pode não estar tão longe do quanto pensamos, só devemos entrar em um momento de tranquilidade e agitação, mas dificilmente irá acontecer pois os países irão defender as suas ideologias, que giram em torno de empresas que movimentam bilhões de dólares no país. A paz não será alcançada enquanto existir algo sendo disputado, portanto sempre haverá motivo para entrarmos em guerra.”

(Patrick Katzor)

Anúncios

Publicado em 01/06/2011, em Redação. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: