Neocolonialismo do século XIX


A segunda metade do século XIX foi marcada pela expansão do capitalismo, que está justamente caracterizada pela segunda fase da revolução industrial. Essa segunda fase fez com que alguns países europeus precisassem de novas fontes de matéria-prima (carvão, ferro e petróleo), de mercados consumidores para seus produtos industrializados e também de mão de obra barata.

No plano geopolítico, os países europeus precisavam também aumentar seu poderio militar de modo a fortalecerem-se diante das demais potências, mantendo, assim, o equilíbrio de poder no continente.  A solução para todos os problemas estava no estabelecimento de colônias, visto que assim teriam mais homens para formar seus exércitos, recursos, mão de obra e o tal mercado consumidor.

É importante ressaltar que as colônias formadas no século XIX apresentam diferenças gritantes em relação aquelas do século XVI. O colonialismo foi realizado por Portugal e Espanha, os quais queriam produtos tropicais e metais preciosos, além de utilizarem mão de obra escrava. Já o neocolonialismo foi realizado por vários países europeus, entre eles Inglaterra, Alemanha, França e Itália e estes estavam em busca de conseguir tudo aquilo necessário para desenvolver sua indústria. Entretanto, a maior diferença está no fato de que a mão de obra era livre, já que os trabalhadores não eram propriedade de ninguém.

Os países europeus partiram em busca de colônias na Ásia e na África e seu processo vai resultar em disputas entre as potências imperialistas ( em busca dos melhores territórios) e na Partilha Afro-asiática.

Anúncios

Publicado em 04/06/2011, em História. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: