Eclipse lunar


Ontem, por volta das 18h a população pode observar o primeiro eclipse lunar de 2011. Fenômeno que volta a acontecer dia 10 de dezembro,  começou às 17h25 de ontem e durou cerca de três horas. Diferentemente do eclipse solar, não foi necessário utilizar proteção especial para os olhos. Observadores puderam notar o astro no céu com uma cor laranja ou quase vermelha . Dados da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, mostram que próximo eclipse lunar deve acontecer em 10 de dezembro. Além do Brasil, Argentina, Uruguai, países europeus e asiáticos puderam observar o fenômeno ontem. O pessol aqui de São Paulo foi prejudicado pela poluição e pela chuva. Mas várias cidades pelo mundo conseguiram admirar o Eclipe Lunar desta quarta-feira. Nesse site, http://www.vooz.com.br/noticias/perdeu-o-eclipse-lunar-de-ontem-confira-as-fotos-pelo-mundo-12255.html, tem as fotos do Eclipse Lunar pelo mundo.

 

 Quando ocorre um eclipse lunar ?

Um eclipse lunar ocorre quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite.

Os eclipses lunares ocorrem sempre na fase Cheia, pois é nesta ocasião que a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua. Mas há um fato que impede de haver um eclipse lunar a cada Lua Cheia. É a inclinação da órbita lunar.

O movimento que a Lua realiza em torno da Terra e o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, não se dão no mesmo plano. O plano de órbita lunar tem uma inclinação de 5 graus em relação ao plano de órbita da terrestre.

Estas órbitas têm dois pontos de contato: os nodos lunares. Quando a Lua, em seu movimento, alinha-se com a Terra e o Sol e está próxima aos nodos ocorrem os eclipses, pois, nestas ocasiões, os astros estão praticamente num mesmo plano e as sombras que projetam no espaço podem atingir o outro astro. Dependendo da fase lunar, veremos então ou o Sol ou a Lua eclipsados. Os eclipses solares ocorrem durante a fase Nova, e os lunares, durante a Lua Cheia.

Durante a Lua Cheia, quando nosso satélite está próximo a um dos nodos de sua órbita, a sombra projetada pela Terra pode atingir a Lua de três maneiras diversas, ocasionando um eclipse penumbral, parcial ou total. O eclipse total acontece quando a Lua mergulha totalmente na sombra cônica da Terra. O parcial ocorre quando apenas parte do disco lunar é eclipsado pela sombra da Terra, e o penumbral, quando apenas a penumbra terrestre atinge o satélite. Pela sua beleza, o eclipse lunar total é o mais notável dos três.

No momento em que ocorre o eclipse lunar, ele é visível em qualquer ponto da Terra que tenha a Lua acima do horizonte. Conforme o disco lunar é obscurecido pela sombra da Terra, a Lua não desaparece, mas toma diferentes tonalidades, próximas do vermelho. A coloração vermelha é resultado da luz solar refratada pela atmosfera terrestre e sua tonalidade depende, entre outros fatores, da quantidade de poeira presente na atmosfera. O astrônomo francês Danjon criou uma escala para atribuir a cada eclipse um coeficiente de brilho apresentado pela Lua na fase da totalidade. Nesta escala, que vai de zero a 4, os menores valores correspondem a um eclipse muito escuro e o maior valor ao eclipse claro, em que a Lua se apresenta vermelha ou alaranjada, com a borda da sombra brilhante.

  

Fonte: http://www.colegioweb.com.br/geografia/eclipse-lunar.html     

Anúncios

Publicado em 18/06/2011, em Notícias Gerais. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. eu nao consigo olhar nenhum video sobre lua de perto que eu ja fico com bastante meddo ela parece assustadora é brilhante eu adoro coisas brilhantes mais a lua é muito assustadora nao sei como eu quero viajar a lua com tanto medo que eu tenho desse jeito nao da né acho que vou viajar só pros planetas mesmo…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: