Vinicius de Moraes


  “Nasceu a 19 de outubro de 1913, no bairro da Gavéa, Rio de Janeiro, e passou parte de sua infância na Ilha do Governador. Escreveu seu primeiro poema aos 7 anos. Fez o curso de Direito no Rio e o de Literatura Inglesa em Oxford.

  Interessado em cinema desde estudante, foi crítico e censor cinematográfico. Ingressou na cerreira diplomática por concurso em 1943, tendo servido em Los Angeles, Paris (duas vezes) e Montevidéu. Foi várias vezes delegado de nosso país nos festivais internacionais de cinema de Cannes, Berlim, Locarno, Veneza e Punta del Este e, em 1966, membro do Júri Internacional de Cannes. Aos 19 anos publicou seu primeiro livro de versos, Caminho para a Distância, e aos 22 Forma e Exegese, que recebeu o Prêmio Felipe d’Oliveira de 1935. No ano seguinte saiu Ariana, a Mulher, que é o apogeu da primeira fase de sua poética, impregnada de sentido místico. Começa então a usar uma sintaxe mais popular, e sua lírica se carrega de sensualismo a partir de Cinco Elegias (composta em 1938) e, mais nitidamente, de Poemas, Sonetos e Baladas (1948), enriquecendo-se depois com temas de sentido social.

  A constante de sua poesia é o lirismo, que ele levou para a música popular, alcançando êxito internacional como verdadeiro papa da bossa-nova, e para o cinema, com o roteiro de ‘Garota de Ipanema’. Antes escreveu um drama, Orfeu da Conceição (1953), montado para teatro em 1956 e transposto para o cinema por Marcel Camus em 1959, tendo o filme no mesmo ano merecido a Palme d’Or no Festival de Cannes e o Oscar da Academia de Hollywood.

  Faleceu no Rio de Janeiro em 8 de julho de 1980.”

Orelha do livro Antologia Poética de Vinicius de Moraes, 20.ª edição (1981)

Anúncios

Publicado em 20/08/2011, em Português. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: