PENSAMENTO EVOLUCIONISTA ETNOCÊNTRICO NOS DIAS ATUAIS


1 – Introdução

Com a revolução industrial na Europa, surgiu um cenário de crise devido ao excedente de oferta maior que a procura. O mercado não era o bastante para a super produção da época. Nasce a necessidade de novos mercados, matéria-prima e mão-de-obra, mas isso deveria ocorrer fora da Europa (pois a capacidade máxima daquele continente já havia sido atingida). Como justificativa da colonização da África e Ásia, passou a ser aplicada a idéia de evolucionismo ao invés dos aspectos econômicos (verdadeiros responsáveis por tal empreitada).

2 – Evolucionismo

Trata-se do pensamento de divisão da humanidade em diversas espécies em diferentes etapas do desenvolvimento do processo evolutivo. Ou seja, desde a sociedade mais simples, até a mais civilização mais desenvolvida. A partir disso, todas as nações tendem a se desenvolver, e aquelas que predominarem como mais poderosas, se afirmam superiores às demais. Isso também pode ser entendido como etnocentrismo (tendência de um grupo ou nação de se sobrepor a outro).

3 – Imperialismo

Se apoiando nesse raciocínio, a Europa justifica sua dominação sobre os outros continentes. Portanto, colocava-se na posição de “levar o desenvolvimento” para essas nações, ditas inferiores. Afinal, a Europa seria a civilização mais desenvolvida, o “limite do potencial humano”. Cria-se então uma contradição, pois a própria Europa passava por uma crise, indicando que seu desenvolvimento não era tão pleno.

4 – Racismo

Desde então, foi criada uma relação de superioridade enraizada no pensamento europeu colonialista. Mesmo depois de provadas insustentáveis, essas teorias refletem até hoje no pensamento de muitos. Pois não é tão simples mudar uma ideologia de uma sociedade. Nesse cenário encaixa-se o racismo, a xenofobia e a intolerância no geral.

5 – Hoje: Os EUA no Oriente Médio

A discriminação baseada em raça, religião, nacionalidade e classe social existem ainda hoje, e se refletem em muitas questões políticas e econômicas internacionais. Movimentos nazifascistas, e a própria guerra fria(EUA e URSS se afirmavam superiores a outras nações ao aplicarem seus respectivos modelos econômicos), são exemplos históricos de como esse pensamento originou grandes conflitos entre nações.

Desde a década de 90, com a guerra do Afeganistão, os EUA têm interferido nos assuntos políticos e econômicos do Oriente Médio. Com a premissa de nação mais poderosa do mundo, eles julgam necessária a interferência deles em outros países, da mesma forma como fora o imperialismo europeu.

Após os atentados de 11 de setembro, o então presidente George W. Bush lançou a política de Guerra ao Terror. E assim, os EUA agiriam como “protetores do bem” ao combater o terror proveniente dos países do “Eixo do Mau”. E, de forma semelhante ao imperialismo, essa empreitada mascarou o verdadeiro motivo da ocupação americana naquele sub-continente, que era principalmente econômico. Atrás de fontes de energia tais como petróleo, os EUA se mantiveram instalados por quase uma década naquela região.

6 – Notícia: Massacre na Noruega

Norueguês suspeito de matar pelo menos 92 pessoas em dois ataques nesta sexta-feira (22) é um ex-membro de um partido populista antiimigração que escreveu em blogs atacando o multiculturalismo e o islamismo. Ele também teria contatos com ultradireitistas e neonazistas.
O suspeito, detido depois de 85 pessoas terem sido mortas a tiros em um acampamento de jovens e outras 7 terem morrido em um ataque a bomba na sexta, foi identificado pela mídia norueguesa como Anders Behring Breivik, de 32 anos.

Grupo: Números 01, 02, 09, 16, 19, 35

Anúncios

Publicado em 18/09/2011, em Disciplinas, História, Sociologia e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: