Reta Final do Brasileirão


Faz tempo que eu não posto na coluna. Mas com a reta final do Brasileirão chegando e os líderes perdendo as chances se isolar na liderança, aproveitei para comentar o momento do torneio.

Desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro passou para a formula de pontos corridos, nunca houve um campeonato tão disputado como este. Em 2003, Santos e Cruzeiro ficaram disputando o título até a metade do segundo turno, quando o clube mineiro se isolou na liderança e foi campeão antecipadamente. Em 2004, apenas Santos e Atlético Pr disputavam o título, que terminou apenas na ultima rodada. Em 2005, Corinthians e Inter também foram os unicos disputando até o final, decidindo na ultima rodada. Em 2006 o São Paulo atropelou os adversários. Em 2007 até que o Santos tentou, mas o São Paulo foi campeão fácilmente. Em 2008 o São Paulo conquistou o Tri depois de uma grande recuperação. Já em 2009 o Flamengo quebrou o jejum de títulos brasileiros para os cariocas (ultimo título havia sido a Copa João Havelange, no título polêmico do Vasco em cima do São Caetano). Em 2010 o Fluminense, quase rebaixado em 2009, foi o campeão. Este ano, a ultima rodada nos reserva um suspense. Provavelmente mais de 4 times devem se manter brigando até o fim. Parece que as ultimas lembranças do Mata-Mata vão caindo e os Pontos Corridos se consolidando.

No inicio do campeonato existiam 3 clubes favoritos para o título: Cruzeiro, Santos e Flamengo. Desses três, apenas o Flamengo continua brigando pelo título.

Clubes que disputam o título:

Corinthians
O Timão é o líder do campeonato mas não vai ter moleza. O Clube enfrenta 5 clubes que lutam contra o rebaixamento, um deles é o Atlético MG, que tem conseguido ótimos resultados.

 

 

Vasco 
O Vasco liderou o campeonato por várias rodadas e era, para a maioria das pessoas, o grande favorito. O empate com o Corinthians em
pleno São Januário e outros resultados ruins fizeram o clube da cruz de malta perder a liderança. O Vasco enfrenta apenas o Avaí, dentre os clubes que fogem da degola, mas joga 2 clássicos e 1 jogo com outro clube que briga pelo título, o São Paulo.

Botafogo Botafogo perdeu 2 jogos seguidos e acabou perdendo enorme chance de assumir a ponta. O clube carioca não tem tantos jogos complicados, mas precisa se cuidar para não perder jogos como a derrota para o Avaí.

 

 

Flamengo
O Mengão tem a possibilidade de avançar na tabela no jogo contra o Santos. O Flamengo enfrenta vários jogos dificeis, dentre eles o jogo contra o Cruzeiro, que foge do rebaixamento, e contra o Coritiba fora de casa.

 

Fluminense
A derrota para o galo complicou a vida do tricolor carioca, mas o time de guerreiros não deve se abalar. A exemplo da campanha de 2009 no Brasileiro e da Fase de Grupos da Libertadores, onde o clube renasceu nas cinzas e mostrou toda sua raça, o Fluminense não pode deixar de ter esperanças no título, que não está longe.

 

São Paulo
A instabilidade que o clube vive desde o inicio do ano e ainda a recente demissão do técnico Adilson Batista, o clube paulista pode sofrer nas próximas rodadas, mas ainda tem chances.

 

 

Internacional
Desde 2005, o clube gaúcho disputa o título quase todo o ano. E neste ano não é diferente. Apesar de ser o ultimo colocando dentre os que podem conquistar o título, o Colorado ainda buscar a conquistar máxima do futebol Brasileiro.

 

Anúncios

Publicado em 22/10/2011, em Futebol. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. E o jogo de hoje, o gol do Adrianao, não merece um post?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: